O GABINETE DO DR. CALIGARI (Das Kabinett des Doktor Caligari, 1919)

1001 Filmes para ver Antes de Morrer

FILME nº 0006


O Gabinete do Dr. Caligari é a pedra angular de uma corrente de cinema fantástico e bizarro que surgiu na Alemanha na década de 20 e está ligada, de certa forma, ao movimento artístico expressionista. Se grande parte dos filmes produzidos nas primeiras décadas da mídia acompanhou o estilo "janela para o mundo" dos irmãos Lumière - com histórias ficcionais ou documentais apresentadas de maneira arrebatadora, no intuito de fazer com que os espectadores esqueçam que estão vendo um filme -, Caligari retorna ao método de Georges Méliès ao apresentar constantemente efeitos estilizados, mágicos e teatrais que exageram ou caricaturam a realidade. Neste filme, policiais se empoleiram em bancos ridiculamente altos, sombras são pintadas nas paredes e rostos, formas pontiagudas predominam em todos os cenários, ambientes externos são claramente pintados e as telas de fundo e as interpretações são estilizadas ao ponto da histeria.

Na concepção dos roteiristas Carl Mayer e Hans Janowitz, o filme se passa em um mundo fora dos eixos e o diretor Robert Weine e os cenógrafos Hermann Warm, Walter Roehrig e Walter Reimann distorcem cada cena e cada intertítulo para frisar isso. Gerando controvérsia, Fritz Lang - que inicialmente fora escalado para a direção - afirmou que a platéia não conseguiria entender o estilo radical de Caligari sem uma espécie de "explicação". Lang bolou um enredo-base em que o herói Francis (Friedrich Feher) conta a história - que envolve o sinistro hipnotizador charlatão Dr. Caligari (Werner Krauss), seu escravo sonâmbulo, o zumbificado Cesare (Conrad Veidt), e uma série de assassinatos na precária cidadezinha de Holstenwall - que revela, no fim do filme, um paciente de hospício que imagina a narrativa incorporando várias pessoas do seu convívio diário, num estilo de O Mágico de Oz. Isso enfraquece o tom antiautoritarista do filme, uma vez que se descobre que o Dr. Caligari, na história principal um diretor de hospício que enlouqueceu, é na verdade um homem bom, decidido a ajudar o herói. No entanto, o hospício apresentado no enredo-base é exatamente o mesmo hospício "irreal" visto no flashback, o que torna o filme todo, não só a história entre parênteses de Francis, um tanto duvidoso. De fato, ao revelar que sua perspectiva expressionista é a de um louco, o filme poderia até agradar a conservadores que consideravam loucura toda a arte moderna.

Surpreendentemente, Weine, menos inovador do que a maioria dos seus colaboradores, faz pouco uso da técnica cinematográfica, com exceção do flashback-dentro-do-flashback em que Krauss é levado à loucura por instruções sobrepostas de que ele "deve se tornar Caligari". O filme se baseia completamente em recursos teatrais, com a câmera fixa no centro, mostrando o cenário e deixando os atores (especialmente Veidt) encarregados de todo movimento e impacto. A colaboração de Lang tornou o filme uma obra eclética: é ao mesmo tempo um filme de arte para plateias refinadas que apreciam suas inovações e um engenhoso filme de terror.

Com uma atmosfera teatral, um cientista louco como vilão e um monstro vestindo malha que rapta mocinhas, O Gabinete do Dr. Caligari é um importante precursor do gênero terror, introduzindo imagens, temas, personagens e expressões que se tornaram essenciais para Drácula, de Tod Browning, e Frankenstein, de James Whale (ambos de 1931).

.

DIREÇÃO: Robert Wiene

ROTEIRO: Hans Janowitz, Carl Mayer

GÊNERO: Terror, Drama

ORIGEM: Alemanha

DURAÇÃO: 71 minutos

»

»

ELENCO PRINCIPAL:

Conrad Veidt: Cesare

Werner Krauss: Dr. Caligari

Friedrich Feher: Francis

Lil Dagover: Jane

Hans Heinrich von Twardowski: Alan

Rudolf Lettinger: Dr. Olson

🖥 DISPONÍVEL EM NOSSO ACERVO. Gostaria de assistir online? Entre em contato conosco!

Fonte de Pesquisa / Link para comprar o Livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer: http://twixar.me/9rp1

-

-

CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM!!!

-

-

Sigam CULT COLLECTORS:

Site Oficial: www.cultcollectors.com

Facebook: https://goo.gl/H9tnAM

Instagram: https://goo.gl/gdQ4Ut

Twitter: https://goo.gl/xr7AyT

WhatsApp: http://whats.link/cultcollectors

-

-

CULT COLLECTORS

Ser Cult É Ser Colecionador!!!

10 visualizações

© Todos os Direitos Reservados. Todas as imagens de quadrinhos, personagens, filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone