O GRANDE ROUBO DO TREM (The Great Train Robbery, 1903)

1001 Filmes para ver Antes de Morrer

FILME nº 0002


O Grande Roubo do Trem é amplamente considerado o primeiro faroeste já feito, iniciando o que se tornaria, dentro de poucos anos, o gênero mais popular de cinema nos Estados Unidos. Produzido pela Edison Company em novembro de 1903, O Grande Roubo do Trem foi o filme mais bem-sucedido comercialmente do período pré-Griffith do cinema americano e gerou inúmeras imitações.


O que torna o filme de Edwin S. Porter excepcional é seu grau de sofisticação narrativa, se levarmos em conta a época em que foi feito. Existem mais de uma dúzia de cenas distintas, cada qual aprofundando mais o enredo. Na cena inicial, dois assaltantes mascarados obrigam um telegrafista a enviar uma mensagem falsa para que o trem faça uma parada imprevista. Os ladrões entram no vagão do correio e, depois de uma briga, abrem o cofre. Na próxima cena, dois assaltantes subjugam o maquinista e o foguista do trem e jogam um deles para fora. Em seguida eles param a locomotiva e rendem os passageiros. Um deles tenta fugir e leva um tiro. Então os assaltantes escapam a bordo da locomotiva e, na cena seguinte, os vemos montar em cavalos e fugir. Enquanto isso o telegrafista do trem envia uma mensagem pedindo ajuda. Em um saloon, um recém-chegado é forçado a dançar sob uma saraivada de tiros, porém, quando a mensagem chega, todos pegam seus rifles e saem. Corte para o bando sendo perseguido por uma turba. Há um tiroteio e os assaltantes são mortos.

Existe um plano extra, o mais conhecido do filme, mostrando um dos ladrões atirando diretamente na tela. Ao que parece, esse plano algumas vezes era mostrado no começo da película e outras, no fim. De qualquer forma, dava ao espectador a impressão de estar bem na linha o fogo.


Um dos atores de O Grande Roubo do Trem era G. M. Anderson (seu nome verdadeiro era Max Aronson). Entre outros papéis, ele interpretou o passageiro que leva um tiro, Anderson logo se tornaria o primeiro ator de faroeste, aparecendo como Bronco Billy em mais de 100 filmes a partir de 1907.

Anos mais tarde, houve quem contestasse a afirmação de que O Grande Roubo do Trem fosse o primeiro faroeste já feito, alegando ou que não foi o primeiro, ou que não era um faroeste. Sem dúvida houve filmes anteriores que faziam uso do tema, como Cripple Creek Bar-Room Scene (1899), de Thomas Edison, porém eles não possuem a unidade narrativa do filme de Porter. Pode-se afirmar também que suas raízes se encontram tanto em peças de teatro que possuíam cenas espetaculares em ferrovias como em outros filmes sobre roubos audaciosos que não pertenciam ao gênero. Tampouco se pode sustentar que ele seja um verdadeiro faroeste tendo por base suas locações autênticas, uma vez que O Grande Roubo do Trem foi filmado na ferrovia Delaware-Lackawanna, em Nova Jersey. No entanto, desde os tempos de Jesse James roubos de trem fazem parte da mitologia deste tipo de filme, e outros elementos simbólicos como revólveres de seis tiros, chapéus de caubói e cavalos dão ao filme uma genuína atmosfera de faroeste.


DIREÇÃO: Edwin S. Porter

ROTEIRO: Scott Marble (história)

GÊNERO: Ação, Faroeste

ORIGEM: Estados Unidos

DURAÇÃO: 12 minutos


ELENCO:

A.C. Abadie: Xerife

Justus D. Barnes: Bandido que atira na câmera

'Broncho Billy' Anderson: Bandido / Passageiro ferido / Dançarino

Walter Cameron: Xerife

Donald Gallaher: Garotinho

Mary Snow: Garotinha

Frank Hanaway: Bandido

John Manus Dougherty Sr.: Quarto band


ASSISTA O FILME EM SUA VERSÃO RESTAURADA AQUI:


Fonte de Pesquisa / Link para comprar o Livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer: http://twixar.me/9rp1

-

-

CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM!!!

-

-

Sigam CULT COLLECTORS:

Site Oficial: www.cultcollectors.com

Facebook: https://goo.gl/H9tnAM

Instagram: https://goo.gl/gdQ4Ut

Twitter: https://goo.gl/xr7AyT

WhatsApp: http://whats.link/cultcollectors

-

-

CULT COLLECTORS

Ser Cult É Ser Colecionador!!!



10 visualizações

© Todos os Direitos Reservados. Todas as imagens de quadrinhos, personagens, filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone