OS VAMPIROS (Les Vampires, 1915)

1001 Filmes para ver Antes de Morrer

FILME nº 0004


O lendário filme em episódios de Louis Feuillade é considerado um divisor de águas, um precursor no uso da profundidade de campo como recurso estético, posteriormente aprimorado por Jean Renoir e Orson Welles, e um parente próximo do movimento surrealista; no entanto, ele está mais relacionado ao desenvolvimento do gênero thriller. Segmentado em 10 partes vagamente interligados cujos finais carecem de ganchos para a história seguinte e que variam muito em duração, além de terem sido lançadas com intervalos irregulares, Os Vampiros é algo entre uma série de filmes e um filme em episódios. A trama mirabolante e muitas vezes inconsistente concentra-se em uma exuberane gangue de criminosos parisienses, os Vampiros, e seu destemido oponente, o repórter Philippe Guérande (Edouard Mathé).

Os Vampiros, mestre do disfarce que geralmente usam roupas pretas colantes durante seus crimes, são comandados por quatro sucessivos "Mestres Vampiros", que são assassinados uma um e contam com a fidelidade servil da vampiresca Irma Vap (cujo nome é um anagrama de Vampire), coração e alma não só dos vampiros como do próprio filme, interpretada com voluptuosa vitalidade por Musidora, papel que lhe rendeu o estrelato, Irma é a mais atraente personagem do filme, superando com folgas o intrépido herói Gueránde e seu exagerado e cômico camarada Mazamette (Marcel Lévesque). O carisma dela vai além do tema maniqueísta do filme e contribui para um tom de certa forma mais amoral, reforçado pela maneira como os mocinhos e os bandidos muitas vezes se valem dos mesmos métodos ilícitos e pelo perturbador massacre dos vampiros no fim.

De forma semelhante à história de detetive e ao thriller de casa assombrada, Os Vampiros cria um mundo aparentemente rígido em sua ordem burguesa, ao mesmo tempo que o sabota. Os pisos e paredes grossos de cada château e hotel tornam-se ocos com alçapões e passagens secretas. Enormes lareiras servem de acesso a assassinos e ladrões que fogem pelos telhaos de Paris e sobem e descem calhas como macacos. Táxis correm com intrusos nos seus tetos e revelam fundos falsos para ejetar fugitivos em convenientes bueiros. Num determinado momento, o herói coloca inocentemente a cabeça para fora da janela apenas para ser laçado pelo pescoço, puxado pela rua, enfiado dentro de um grande cesto e levado embora por um táxi antes de poder gritar "Irma Vep!". Em outra cena, uma parede com uma lareira se abre para regurgitar um enorme canhão, que desliza até a janela e atira projéteis em uma cabaré próximo.

Reforçando a atmosfera de tênue estabilidade, a trama é construída em torno de prodigiosas reviravoltas, envolvendo capciosas aparições em ambos os lados da lei: personagens "mortos" voltam à vida, pilares da sociedade (um padre, um juiz e um policial) provam ser Vampiros e Vampiros se mostram agentes da lei disfarçados. É a habilidade de Feuillade de criar, em grande e imaginativa escala, um mundo duplo - ao mesmo tempo concreto e onírico, familiar e emocionalmente estranho - o que é essencial à evolução do gênero thriller e faz dele um importante pioneiro da sua forma.


DIREÇÃO: Louis Feuillade

ROTEIRO: Louis Feuillade

GÊNERO: Ação, Aventura, Drama

ORIGEM: França

DURAÇÃO: 399 minutos


ELENCO:

Musidora: Irma Vep

Edouard Mathé: Philippe Guérande

Marcel Lévesque: Oscar Mazamette

Jean Aymé: Le Grand Vampire

Fernand Herrmann: Juan-José Moréno / Brichonnet

Stacia Napierkowska: Marfa Koutiloff

Renée Carl: Andaluz


🖥 DISPONÍVEL EM NOSSO ACERVO. Gostaria de assistir online? Entre em contato conosco!

Fonte de Pesquisa / Link para comprar o Livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer: http://twixar.me/9rp1

-

-

CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM!!!

-

-

Sigam CULT COLLECTORS:

Site Oficial: www.cultcollectors.com

Facebook: https://goo.gl/H9tnAM

Instagram: https://goo.gl/gdQ4Ut

Twitter: https://goo.gl/xr7AyT

WhatsApp: http://whats.link/cultcollectors

-

-

CULT COLLECTORS

Ser Cult É Ser Colecionador!!!


12 visualizações

© Todos os Direitos Reservados. Todas as imagens de quadrinhos, personagens, filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone