VIAGEM À LUA (Le Voayage Dans La Lune, 1902)

Atualizado: 5 de Set de 2019

1001 Filmes para ver Antes de Morrer

FILME nº 0001


Quando pensamos sobre Viagem à Lua, nossa mente é logo tomada pela ideia inicial e mítica de que, nos seus primórdios, o cinema era uma arte cujas "regras" eram estabelecidas durante o próprio processo de produção. Esse filme francês foi lançado em 1902 e representa uma revolução para a época, dada sua duração (aproximadamente 14 minutos), se comparado aos mais comuns curtas-metragens de dois minutos produzidos no começo do século passado.


Viagem à Lua reflete diretamente a personalidade histriônica do seu diretor Georges Méliès, cujo passado de ator de teatro e mágico influencia a produção do filme. A obra faz corajosas expericências com algumas das mais famosas técnicas cinematográficas, como superposições, fusões e práticas de montagem que seriam amplamente utilizadas no futuro. Apesar da simplicidade dos seus efeitos especiais, o filme costuma ser considerado o primeiro exemplo de cinema de ficção científica. Ele representa muitos elementos característicos do gênero - uma espaçonave, a descoberta de uma nova fronteira - e estabelece a maioria de suas convenções.

O filme começa com um congresso científico no qual o professor Barbenfouillis (interpretado pelo próprio Méliès) tenta convencer seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Assim que seu plano é aceito, a expedição é organizada e os cientistas sao enviados ao satélite natural em uma espaçonave. A nave em forma de míssil aterrisa no olho direito da Lua, que é representada como um ser antropomórfico. Uma vez na superfície dela, os cientistas logo encontram habitantes hostis, os selenitas, que os levam ao seu rei. Depois de descobrirem que os inimigos somem em uma nuvem de fumaça ao simples toque de um guarda-chuva, os franceses conseguem escapar e retornar à Terra. Eles caem no oceano e exploram suas profundesas até serem finalmente resgatados e recebidos em Paris como heróis.


Aqui, Méliès cria um filme que merece um lugar de destaque entre os ícones da história do cinema mundial. Apesar do seu estilo surreal, Viagem à Lua é divertido e inovador, conseguindo combinar os truques de teatro com as infinitas possibilidades da mídia cinematográfica. Méliès, o mágico, era mais um maestro do que um diretor, também participando como roteirista, ator, produtor, cenógrafo, figurinista e fotógrafo, criando efeitos especiais que foram considerados espetaculares à época. Este primeiro filme de ficção científica é imperdível para aqueles interessados na origem das convenções que posteriormente influenciaram todo o gênero e seus mais famosos registros.

De modo geral, Viagem à Lua também pode ser considerado o filme que estabelece a principal diferença entre ficção e não-ficção cinematográfica. Em um tempo em que o cinema retratava, na maioria das vezes, a vida cotidiana (como nos filmes dos irmãos Lumière, no final do século XIX). Méliès conseguiu oferecer uma fantasia que almjava o entretenimento puro e simples. Ele abriu as portas para os cineastas do futuro expressando visualmente sua criatividade de maneira completamente alheia aos filmes da época. (texto: Chiara Ferrari).


DIREÇÃO: Georges Méliès

ROTEIRO: Jules Verne (romance), Georges Méliès (não creditado), H.G. Wells (romance (não creditado))

GÊNERO: Ficção Científica, Aventura, Fantasia

ORIGEM: França

DURAÇÃO: 8 minutos


ELENCO:

Victor André

Bleuette Bernon

bRUNNET

Jeanne d'Alcy

Henri Delannoy

Depierre

Farjaut

Kelm

Georges Méliès

ASSISTA O FILME EM SUA VERSÃO RESTAURADA AQUI:

Fonte de Pesquisa / Link para comprar o Livro 1001 Filmes para ver Antes de Morrer: http://twixar.me/9rp1

-

-

CURTAM, COMENTEM E COMPARTILHEM!!!

-

-

Sigam CULT COLLECTORS:

Site Oficial: www.cultcollectors.com

Facebook: https://goo.gl/H9tnAM

Instagram: https://goo.gl/gdQ4Ut

Twitter: https://goo.gl/xr7AyT

WhatsApp: http://whats.link/cultcollectors

-

-

CULT COLLECTORS

Ser Cult É Ser Colecionador!!!

17 visualizações

© Todos os Direitos Reservados. Todas as imagens de quadrinhos, personagens, filmes, séries e etc são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone